sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aula Eletrizante: como transformar e transferir energia através de vegetais e frutos

Transformação e transferência de energia

Camila Dias de Castro – Apresentador da aula
Camila Rodrigues de Souza – Criador do blog

Com esta aula, pretendemos despertar no aluno a curiosidade a respeito do tema, e assim fazer com que ele saia dos anos iniciais com uma base deste assunto, para que nas séries seguintes não tenham tantas dificuldades com a disciplina, pois já terá um contato com o assunto. Além de despertar essa curiosidade esperamos que nossa metodologia desmitifique o preconceito de que a aula é muita complexa, queremos transformar noções abstratas em uma aprendizagem concreta através da experimentação.
O objetivo de nossa aula é promover através de experimentos; comparações, questionamentos e hipóteses que irão ajudar a compreender como ocorre a transformação e transferência de energia química em energia elétrica. Segundo o autor Halliday David(1916),
 é necessário que identifiquem conceitos fundamentais e pensem em questões cientificas
A teoria realizada em harmonia com a prática auxilia na aprendizagem, o conhecimento é gradual, primeiramente deve se compreender conceitos fundamentais para depois conseguir avaliar e compreender questões científicas. O conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente (LUCKESI,1991).
Será realizada uma experiência com legumes e frutos, fios e barras de metal, para ligar aparelhos de baixa carga elétrica, pois segundo, José Claudio de Oliveira Reis, Professor do curso de Licenciatura em Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),
as aulas práticas induzem o aluno aos questionamentos, e quanto mais dúvidas surgem, maior será o aprendizado.
Queremos mostrar que apesar do preconceito com a matéria, através do experimento o conteúdo pode tornar-se mais fácil. Em aulas anteriores ao experimento, explicamos como a transformação química ocorre na natureza procuramos evidenciar esse processo de uma forma simplista, ressaltando aquilo que o aluno pode ver no seu cotidiano como o apodrecimento de um fruto, a transformação do sabão feito de gordura.
Após ter explicado a teoria em sala de aula aplicaremos um experimento para reforçar o conteúdo e retirar as dúvidas que ainda possam existir. Nesse experimento faremos quatro grupos, alguns vão trabalhar com vegetais outros com frutos. Nesses alimentos serão colocadas placas de cobre e zinco (ou alumínio) nas quais serão fixados fios onde vai passar a corrente elétrica. Os circuitos serão diferenciados alguns estarão em serie e outros em paralelo.
Depois do experimento cada grupo responderá um questionário que será discutido, para que todos vejam as diferenças entre um experimento e outro, sendo que todos tem o mesmo objetivo, que é transformar a energia dos alimentos em energia elétrica e transferi-la através de uma corrente, mas os meios são diferentes. Queremos evidenciar qual meio é mais eficaz, se são os frutos ou os legumes, qual circuito tem uma corrente maior em serie ou em paralelo.
A nossa metodologia é baseada na discussão, em um conhecimento compartilhado para gerar mais conhecimento. O experimento feito servirá para observação e comparação parar abrir espaço as curiosidades ou dúvidas sobre o assunto, dessa forma promoverá questionamentos que auxiliaram mais ainda a fixar o conteúdo, como diz Chico Alencar(2001),
o conhecimento que não é compartilhado é vazio.
Com essa aula temos a pretensão de rever conteúdos para reforça-los, tirar dúvidas que ainda possam existir e instigar o interesse dos alunos mostrando que a física pode ser compreendida e que faz parte de nossa realidade, nos ajuda a compreender o mundo e suas diversas formas de energia e como elas podem ser transformadas e transferidas.

Referências
HALLIDAY, D;RESNICK;WALKER. Fundamentos da física. 8 ed. Rio de Janeiro: redbstyle;(tradução e revisão Ronaldo Sérgio de Biasi),1916.v 2:gravitação,ondas e termodinâmica.
LUCKESI,C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Luckesi. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez,1991.p.83.
ALENCAR,CHICO. Educar é humanizar. Rio de Janeiro. ed.vozes,2001,p.103.


Nenhum comentário:

Postar um comentário